O FEMININO QUE NOS QUALIFICA

 

O mercado de trabalho sempre me pareceu como um cenário frio, terra de ninguém, movimentos de disputas, sem espaço para sentimentos e humanidade. Enquanto visualizava a mulher vestida de fragilidade por ser sensível, inconstante por ser cíclica, menos competente par causa da maternidade, falar demais, não saber competir e só disputar com outras mulheres. E por isso, me percebia assumindo, por vezes ( e ainda faço ), caraterísticas masculinas, como se isso fosse ajudar a me sentir vista, reconhecida.

Ao mesmo tempo que me reconhecia sensível, perceptiva, receptiva, coletiva, empática. Logo, nada daquilo, pra mim, fazia sentido. Por vezes, cheia de iniciativa, gostava do fazer, de posicionar, de negociar. Era o feeling do coletivo e pertencimento que sempre me cutucara.

O portal da maternidade me fez descobrir que meu sexo não é frágil. Meu corpo é forte. Minha criatividade cresce exponencialmente. Tenho mais competências que imaginava. Descubro novas habilidades a cada manhã. A minha tolerância e compreensão desenvolvem a convivência. O fazer sacia minha sede.

E não são essas as boas caraterísticas para o mercado de trabalho?

A verdade é que, o feminino é nosso. É orgânico. É poderoso. É forte. Ser mulher é ser capaz, é ser mais tolerante, é ser boa negociadora, coletiva, sensível ao mesmo tempo que é forte e resiliente. Palavra essa, ultima, que é inerente ao feminino.

Feminino pode significar muita coisa pra muita gente, só não pode ser menos que o masculino. Não pode ser o defeito. O que nos impede. O que nos exclui. O que diminui.

É a nossa essência e a nossa potência. É o que nos dignifica e nos qualifica.

Dayana, mulher forte, empresária competente, mãe dedicada e esposa parceira. Não poderia haver melhor representação da beleza e da força feminina. Ensaios como esse dignificam meu trabalho e trazem mais valor para a minha vida.

#OZZA #SquadOZZA #OZZAinspira

One thought on “Dayana – O feminino que nos qualifica”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *